terça-feira, 1 de dezembro de 2009

MOVIMENTO CULTURAL ARTPOESIA - O COMEÇO

MOVIMENTO CULTURAL ARTPOESIA



Lançada em maio de 1999 mensalmente com coordenação de José da Boa Morte e Carlos Alberto Barreto (colaborador, editor, escritor, poeta, acadêmico da Academia de Letras do Recôncavo) com poemas dos mesmos e de J. K. Pinto, Castro Alves, Gonçalves Dias, além de curiosidades, piadas, contos e o apoio dos anunciantes locais. Tudo isso em 04 páginas em policromia nasce o SUPLEMENTO LITERÁRIO DO EVENTO CULTURAL ARTPOESIA. Na 2ª edição de 08 págs. – nossos colaboradores contaram com o apoio de mais anunciantes e novos poetas baianos que ilustraram nossa revista com primor, além dos já conhecidos nacionalmente como Drummond e Vinícius de Morais. Tivemos poemas de apoio às causas sócio-raciais. Assim prosseguimos com edições posteriores.



*Em junho/julho de 2003, o Suplemento no seu Ano IV, na 7ª edição em policromia (como nos dias de hoje) ganha ares de Revista Cultural (32 págs.) com ilustrações, capas, desta vez homenageando a Independência da Bahia (capa Maria Quitéria) e matérias sobre grandes personalidades baianas, poema “Ao Dois de Julho” de Castro Alves (edição esgotada) em homenagem a data comemorativa e cívica. Até esse momento contávamos com 36 edições em 04 anos de existência, 340 mil exemplares, encantando leitores e escritores com humor, música, contos, crônicas, curiosidades e muita poesia. Por mês distribuíamos 3.000 exemplares, chegando a atingir 15 mil novos leitores em escolas de Salvador e interior baiano passando por algumas cidades como Aracajú, Cuiabá, Santo André, Rio de Janeiro, etc.


Tudo isso graças a uma coordenação estruturada junto a novos e antigos colaboradores, distribuidores, coordenadores de intercâmbio cultural, editores, poetas, escritores (colaboradores) em pró do Movimento Cultural Artpoesia, sem fins empregatícios e sem apoio do governo. Tudo pelo amor a arte. Mesmo com dificuldades seguimos enfrente apenas com o apoio dos anunciantes e dos colaboradores, além de divulgadores que vendem em locais diversos por preço simbólico para quitar custos pessoais com a revista. Nesta caminhada seguimos enfrentando dificuldades econômicas.


No Ano V a Revista Artpoesia segue esgotando prateleiras da Feira Internacional do Livro no Centro de Convenções da Bahia conquistando o carinho dos estrangeiros e ganhando mais colaboradores de países como EUA, Cuba, Argentina, Portugal, Itália, Espanha, França, Suíça. A revista chega ao seu 50º número com a promessa dos seus coordenadores de continuar o seu lema: “A POESIA EXISTE, RESISTE E INSISTE!”


Um projeto sólido que avança no tempo ainda sem apoio cultural, financeiro do governo brasileiro.

9 ANOS DE RESISTÊNCIA


Com muito orgulho completamos em 2008: 10 ANOS DE RESISTÊNCIA.

Mesmo sem sede própria e enfrentando dificuldades, seguimos com mais colaboradores e os já “Resistentes” no movimento para que nosso projeto “Exista!” Comemorando a edição com capa Manuel Du Bocage (1765/1805) e carregando a bandeira da arte e cultura acessível á todos, revelamos novos talentos nas artes em geral. Sempre contribuindo e nunca esquecendo os grandes poetas mundiais, dando ênfase aos nossos poetas e escritores. O Brasil tem uma história literária que não poderá ser esquecida. Tudo isso com o apoio dos amigos e colaboradores que juntos fazem a diferença e melhor, mostrando que o Brasil poético existe e poesia é vendável sim ao contrário que muitas editoras tentam fazer-nos entender que brasileiro não lê poesias. Mesmo a contragosto de muitos, vamos fazendo a nossa parte em nosso estado:


“TODOS JUNTOS”.


Este exemplo dado pelo Movimento Arte Cultural Artpoesia pelos seus coordenadores gerais José Boa Morte e Carlos Alberto Barreto, colaboradores, distribuidores realmente faz a diferença como diz o ditado: “A União faz a Força!” em toda ação, associação ou movimento.


José Boa Morte e Carlos A. Barreto (Fundadores do Artpoesia) no lançamento do poeta social e colaborador da Revista Cultural Artpoesia Carlos Batista - Livro: Ser Poeta * (preço do livro 02 latas de leite para o Nacci).




Carlos A. Barreto e Malu Freitas

Como uma militante em pró da causa poética, defendendo os direitos dos poetas, artistas em geral, participo com muito orgulho da Revista Artpoesia como escritora, divulgadora, pesquisadora, poetisa junto ao amigo Paulo Esdras ABRACADABRA/BA, enriquecendo a mesma com belas obras poéticas nossa cultura baiana e a causa do ABRACADABRA.


*AGRADEÇO AO APOIO DO CARLOS ALBERTO BARRETO QUE TEM NOS REPRESENTADO PELO ARTPOESIA-ABRACADABRA EM TODOS OS LUGARES CARREGANDO A BANDEIRA DOS MOVIMENTOS MENCIONADOS JUNTO ÁS PERSONALIDADES LITERÁRIAS BAIANAS.


MALU FREITAS
AGENTE COLABORADORA DO ABRACADABRA E ARTPOESIA.

Fotos:Arq. Pessoal

3 comentários:

  1. Parabéns aos meninos,José da Da Boa Morte e Carlos Alberto Barreto,pelo sempre ecelente trabalho em prol da cultura,tão pisada,castigada e confundida em nosso pais,onde se valoriza a mediocridade com o atestado de nazista,com a seguinte frase."CADA UM TEM SEU GOSTO",como cultura de má qualidade tivesse algum efeito moral e social em nossa sociedade tão perdida e desmoralizada,vide nossos universitarios tão sem informação e decorebas,mais uma vez parabéns Zé da Boa Morte e Carlos Alberto Barreto,na conciencia de pessoas com dignidade e informção,voces fazem parte dos grandes incones do nosso pais,tanto quanto artistas e sociais e culturais de verdade,sem essa da mídia escrota e malefica que assola e cria um bando de inbecíes,que dizem que tem talento e são artistas.

    ResponderExcluir
  2. abarretocordel@hotmail.com21 de dezembro de 2009 19:02

    Caríssimo poeta Barretão, adorei o blog ! Fiquei emocionado com o seu discurso de posse na ALER, na cidade de Nazaré, afinal o improviso tem a força da magia !

    Do amigo e xará Antonio Barreto

    ResponderExcluir
  3. Oi!meu colega que emocionante ler sua revista daqui da Italia. Esta lindissima!!!
    Parabens Poeta. Vou para o Brasil é quero ter a honra de te encontra e ser tb entrevistada por vc, ja que sou muito famosa aqui na Italia porque meu trabalho esta com uma qualidade excelente é meus leitores baianos serao grato em receber informaçao. Creio que os italianos tem uma boa releçao com nos brasileiros e esse tem sindo o segredo do meu sucesso...
    Um grande abraço de Milao aqui a cultura e sacra(...)Agente se ver na Bahia...Bjs

    ResponderExcluir