terça-feira, 20 de julho de 2010

COLETÂNEA GÓTICA DO ARTPOESIA




Regulamento / Coletânea “D’Além Túmulo”
(LITERATURA GÓTICA EM VERSO E PROSA)
 
1 – Dos objetivos / 2 – Dos Participantes


3– Do Lançamento / 4 – Do Pagamento / 5 – Disposições Finais 


1 – Visando fortalecer o intercâmbio entre escritores GÓTICOS de todo o Brasil e as raízes no nosso Estado desse tipo de Literatura, o Movimento Cultural Artpoesia institui para o mês de novembro de 2010 a Coletânea “D’Além Túmulo - Literatura Gótica em Verso e Prosa”, em sistema de cooperativa, com os custos de impressão, de registro, de divulgação/lançamento, rateados entre os participantes, que serão preferencialmente em número de 40 (quarenta). 


2 – Cada participante terá direito a usufruir de 02 (duas) a 10 (dez) páginas, onde utilizará versos e prosas com temas e formatos de seu livre arbítrio, desde que os trabalhos estejam no contexto gótico (vejam texto “Literatura Gótica ou Cultura Obscura“). A Participação é aberta a escritores de todo


o Brasil e/ou residentes no Exterior. É aconselhável ao digitar os textos utilizar as fontes Times New Roman ou Arial, na forma 12. Enviar os trabalhos para os e-mails lucia freitas33@hotmail.com.br, artpoesia@bol.com.br ou vatebarreto@ig.com.br anexados de uma foto e um brevíssimo perfil biográfico. Após avaliação e diagramação, enviaremos um e-mail com os valores e nº de conta bancária para depósito.


O participante pagará por página o valor de R$ 70,00 (quarenta reais), sendo distribuídos os livros da seguinte maneira: 
02 páginas – 08 exemplares
03 páginas – 12 exemplares
04 páginas – 16 exemplares
05 páginas – 20 exemplares
06 páginas – 24 exemplares
07 páginas – 28 exemplares
08 páginas – 32 exemplares
09 páginas – 36 exemplares
10 páginas – 40 exemplares 
Obs.: Caso o autor necessite de exemplares adicionais, será cobrado o valor de R$ 20,00 (quinze reais) por unidade.


3– No Coquetel de Lançamento, o poeta participante receberá sua cota de livros, que poderão ser autografados e vendidos com renda total para o participante. Autores residentes em Salvador que não possam ir ao lançamento, posteriormente será marcado um local para entrega dos exemplares. Os autores não residentes em Salvador deverão enviar endereço postal, pois os exemplares serão enviados pelo Correios, sendo cobradas as despesas de remessa. 


4 – O pagamento da publicação deverá ser efetuado da seguinte forma: 50% no ato da aceitação da proposta + 50% p/ 30 (trinta) dias, que é a forma como as gráficas do nosso Estado operam. Os trabalhos só serão aceitos até o dia 30 de setembro de 2010. 


5- “D‘Além Túmulo” será um livro com previsão de 110 a 210 páginas, formato 15x21cm, com capa plastificada e vincada em cartão supremo, com apresentação e orelhas de nomes de destaques no contexto gótico. Informações adicionais com Malu Freitas e Carlos Alberto Barreto, organizadores do projeto. A obra será registrada na Biblioteca Nacional, RJ, e catalogada no ISBN (International Standard Book Number). Previsão de Lançamento: 02 de Novembro de 2010 (feriado do Dia de Finados).


Obs.: Na avaliação dos textos serão observados o grau de goticidade dos mesmos, principalmente os itens morte, tristeza, horror e sobrenatural.


Para os iniciantes na Cultura Obscura é aconselhável a leitura de textos de Alfred de Musset, Allan Poe, Alphonsus de Guimarães, Álvares de Azevedo, Anne Rice, Antonio Nobre, Augusto dos Anjos, Baudelaire, Bram Stoker, Casimiro de Abreu, Cruz e Sousa, Fagundes Varela, Florbela Espanca, Kafka, Goethe, Junqueira Freire, Lord Byron, Lovercraft, Mary Shelley, Oscar Wilde, Rimbaud, Stephen Kimg, William Blake, etc.
Movimento Cultural
  ARTPOESIA Salvador / Bahia / Brasil

Eu ____________________________________________________________________
RG _____________________________________ aceito todas as condições propostas no Regulamento da “Coletânea D‘ALÉM TÚMULO”. 

 
Salvador___________ de _____________________ de 2010. 

Ass. do Participante ---------------------------------------------------------------------------------------------------------


A LITERATURA GÓTICA OU CULTURA OBSCURA

Mesmo sendo caracterizada por valores individuais, a Cultura Obscura abriga diversas manifestações artísticas comuns a outras culturas. A Literatura é uma das expressões mais utilizadas. É através da composição poética, por exemplo, que se confrontam os temores e se revelam os mais profundos sentimentos e desejos da alma. É, também na literatura, que se encontra uma definição estética e ideológica sobre os vários aspectos que compõem a cultura obscura.


Mais precisamente, podemos citar o Romantismo como a principal referência da Cultura Obscura. Surgido no final do século XVIII, como uma reação aos ideais Iluministas, o Romantismo traz como principais características a potencialização das emoções. Além do individualismo e subjetivismo desenvolvidos a partir da liberdade criativa. O Romantismo Literário, que evocava a Idade Média sob uma perspectiva idealizada e positivista em seus temas, é uma das bases da Literatura, quando relacionada à Cultura Obscura.

Já o autor inglês Horace Walpole abordou a Idade Média diferentemente da "idealização medieval positivista" de outros românticos. O fez sob uma perspectiva soturna, com ambientações em castelos e ruínas que atribuíam um clima de mistério e terror sobrenatural. Sua obra, O Castelo de Otranto, de 1764, é considerada a precursora do que viria a ser classificado como Gothic Novel. No Brasil, conhecido como Romance Gótico ou Literatura Gótica. Neste caso, o termo "Gothic" é aplicado como sinônimo de obscuro ou medieval.

No Brasil, o Romantismo iniciou-se "oficialmente" em 1836, com a obra de Gonçalves de Magalhães, Suspiros Poéticos e Saudades. Dentre as três gerações românticas brasileiras, o Ultra-romantismo é que tem maior expressividade na Cultura Obscura.


Influenciado diretamente pela Gothic Novel, o ultra-romantismo teve como principais características a evasão, tédio, morbidez, subjetivismo, saudosismo, predileção pelo noturno e a forma e composição livre dos versos. O escritor paulista Álvares de Azevedo, ávido leitor de Byron, surgiu como poeta e contista no ano de 1848 e é considerado um dos maiores autores ultra-românticos do país. Além dele, outros nomes como Casimiro de Abreu, Bernardo Guimarães, Junqueira Freire, entre outros, destacam-se como grandes expoentes do ultra-romantismo, que também ficou conhecido pejorativamente, como mal-do-século.

Autores como Allan Poe, Lord Byron, Lovecraft, Baudelaire e Álvares de Azevedo são amplamente consumidos entre os apreciadores da Cultura Obscura. Assim, mesmo havendo um conceito de que, geralmente, a Literatura Gótica é baseada na prosa, enquanto o ultra-romantismo está fundamentado na poesia, a cultura obscura é suficientemente ampla para abrigar ambos estilos de composição, e ainda absorver outros gêneros que possam refletir sua alma e personalidade.


Fonte: Spectrum Gothic

http://www.spectrumgothic.com.br/